Vacinação contra Sarampo

A partir do dia 06 de agosto começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que abrangerá todos os postos de saúde do Brasil e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. A imunização tem duas etapas: a primeira dose é tomada aos 12 meses de vida com a tríplice viral, e a segunda dose é tomada aos 15 meses com a tetra viral. O dia de mobilização nacional será no dia 18 de agosto, o chamado Dia D. Durante o período da campanha todas as crianças, mesmo aquelas que já tomaram a vacina, poderão tomar uma terceira dose para garantir sua proteção.

As duas doses podem ser tomadas durante o ano inteiro, porém, devido ao surto recente de sarampo, o governo decidiu lançar uma campanha para intensificar a vacinação e impedir a disseminação da doença. Vale lembrar, também, que o Ministério da Saúde distribui essas duas doses imunizantes para toda a população até os 29 anos, e uma dose única para pessoas entre 30 e 49 anos. Depois dos 50 entende-se que a pessoa já teve contato com o sarampo anteriormente e já está imunizada.

A vacinação não é indicada em casos de gestantes, pacientes com imunidade baixa, portadores ou expostos ao vírus HIV e pessoas que apresentaram quadro alérgico na dose anterior.

O sarampo é uma doença perigosa que pode matar, e a vacinação é extremamente importante, pois, além de ser a única forma de evitar contrair esta doença, é a forma mais eficaz de impedir sua disseminação.

Proteja-se e proteja quem você ama!